O Esconderijo

Minha relevância mora em 9m2. Quando comecei a ilustrar as botas da Anne era nisso que eu pensava. Por trás desses pés no chão e cabeça nas nuvens moram muitas verdades escondidas.

E apesar dessa nuvem ser purpurina, sonhos, coragem, chocolate, abraço e cafuné, ela também é esconderijo. Nos meus 9m2 me sinto grande e neles me escondo. Medo e/ou timidez. Meu sorriso é honesto, mas devo dizer que muitas vezes ele é disfarce. Não perdi aquela vergonha juvenil de mostrar um desenho no caderno. Você também é assim? Acho fascinante quem senta na primeira fila de uma sala de aula e se arrisca a fazer uma pergunta. Não é fascinante?

Dias desses fui em frente. Resolvi sair da nuvem e me inscrevi em uma experiência de pintura ao ar livre. Que terror…. Te juro! (Estou rindo internamente das pessoas que me acham pimponamente extrovertida) A proposta era ir ao Sítio Burle Marx pintar o que quer que seja. Tema livre. Pessoas e suas pranchetas, tintas, pincéis, canetas e etc. Todos se agruparam nos melhores pontos do parque em busca de uma vista bacana. Eu estava mais preocupada em achar uma caverna e ficar por lá. Não queria a melhor vista, só queria não ser notada e avaliada. Queria ter a liberdade de fazer a pior aquarela da história e como fazer isso com aquela sensação de que todos estão te olhando? Passei 2 horas e meia enterrada no ponto mais solitário daquela floresta até que me cansei. Cansei da pedra em que eu estava sentada, cansei de esconder a ilustração cada vez que uma formiga passava, cansei de deixar o pincel cair na terra e cansei da pressão que eu mesma criei em ter que fazer bonito.

Levantei, me juntei e sentei num dos tais pontos mais bacanas do parque. Me senti pelada, com frio, sem nuvem. Aquela sensação de estar fazendo o número dois com a porta do banheiro aberta e uma multidão te olhando lá fora. Que pesadelo… Mas essa era a ideia. Passar por isso era a ideia.

Escutei a voz do professor que organizou o pesadelo ao longe. Ele estava passando para ver o que cada aluno tinha feito. O porão do fundo do poço tem porão. Cara, e ele me viu. Não só me viu como sentou ao meu lado e me deu uma das melhores aulas da minha vida. Eu estava aprendendo a viver. Obrigada!!

Anne With An E é uma das melhores séries de tv que vi no ano passado. É baseada no livro de 1908 –  Anne de Green Gables – de Lucy Maud Montgomery. Os olhos marejaram em todos os episódios, mas sou suspeita. Pertenço ao secto de amantes do cotidiano.
. . .
Nesta foto tem quase todos os materiais usados. A nuvem foi substituída por outra criada digitalmente assim como o fundo. As alegrias de poder ajustar uma decisão ruim no photoshop não tem preço. Faço uso deste recurso sem piedade. A técnica é mista, portanto. O que você usa nas suas ilustrações? Tudo. Gosto de ensopados. :
)

Deixe uma resposta